Treinamento Avançado


Vendas 

Vender para todos é um desafio muito difícil de ser alcançado, pelo menos ao meu ponto de vista, por que vender não é só tirar pedido e sim fazer com que o cliente fique satisfeito com a compra realizada, volte para comprar e o principal, traga amigos para comprar com a gente, e digo isto baseado na fidelidade total do cliente com a empresa, pois ele pode até voltar a comprar, que em muitos casos acontece pela falta de opção ou pelo preço mais baixo, e vender por sorte ou por que se tem o melhor preço é fácil e não considero este tipo de vendedor como um profissional de vendas.

‘’A sondagem é a chave para o alto desempenho em vendas !’’

Em uma época onde as pessoas estão mais exigentes, os produtos cada vez mais parecidos, os preços então nem se fala, dominar técnicas de sondagem é fundamental e indispensável para saber com que tipo de cliente se esta lidando. A falta de conhecimento sobre as particularidades de cada cliente é o fator principal que os leva a procurar uma segunda opção, e daí por diante uma terceira… quarta. Pois bem, dentre os vários tipos de personalidade de clientes vou destacar algumas:

O conversador – Deve-se tomar muito cuidado com este tipo de cliente, pois ele adora conversar, bater papo e no fim das contas pedido que é bom nada, fuja deste tipo de cliente, seja sempre objetivo e direto com a sondagem e descubra o que ele quer, e o quanto ele pode gastar de uma forma sutíl e que nem perceba que entregou todo o jogo a você, levando-o naturalmente a fase de conclusão da venda, ganhando tempo para atender outros clientes de maior potencial, pois sabemos que venda é ‘’número’’, e se este número não for agradavelmente positivo, a empresa corre inúmeros riscos, então otimizar resultados é imprescindível em qualquer empresa.

O especial – Ele se considera diferente e por isso acredita que merece ser atendido de uma forma exclusiva, pois para ele um produto não custa mais e sim vale mais, logo deve-se falar de preço o mais tardar possível durante o atendimento, ele procura a qualidade acima de tudo e dá muito valor as marcas pois define uma marca forte como o diferencial de um produto.

O entendido – Este cliente é o mais calmo e tranquilo de todos, porém o considero o mais difícil, porque ele sabe o que quer e mais, ele estudou tudo sobre o produto, falou com clientes que o possuem, fez pesquisas em sites e fóruns na internet até o ranking de reclamação no procon, porém se o seu cliente tiver este tipo de perfil nem adianta querer usar as habituais técnicas de persuasão e nem tentar fazer seu produto ser o melhor produto do mundo, pois se você fizer isso terá que contar com o melhor preço ou a falta de opção do cliente e você com certeza o terá ‘’torrado’’, e sempre que você cruzar com ele pela rua, ele poderá até cumprimentá-lo, mas dentro da sua cabeça ele vai dizer ‘’ olha aí aquele vendedor oportunista cheio de lábia que tentou me empurrar aquele produto’’. A melhor forma de se atender este tipo de cliente é ser o mais sincero, honesto e direto possível e partir para as técnicas avançadas saindo do aspecto técnico do produto e viajando junto com o cliente pelo seu sonho, fazendo-o imaginar como ele seria sem esta concretização, pois esta venda já estará realizada se você direcionar toda a conversa para o sonho do cliente.

‘’Tudo em uma empresa é venda, inclusive ao não fazé-la pode-se ter vendido incompetência!’’


Atendimento


Quando falo de atendimento personalizado, não estou só falando de cadeiras confortáveis e cafezinhos deliciosos, estou falando de um conjunto de características e atitudes muito conhecidas mas pouco aplicadas que podem receber o nome de marketing pessoal.
Infelizmente oque vejo em muitas empresas são vendedores que até são esforçados na hora de atender, mais pecam por não conhecer a fundo oque é realmente o marketing pessoal e como ele implica nos resultados da empresa e de nossa vida, que em muitos destes casos, nem o próprio patrão não o conhece bem ou pela má organização e administração deixa de aplicá-lo e cobrá-lo.

Não adianta nada investir milhares de reais na escolha do terreno, na construção do prédio, no design interior e exterior da empresa, e na hora de contratar um funcionário para a recepção colocar como regra inicial o fator salário que por esta função irá receber e não todos atributos necessários para executá-la, pois acredito que todos nós já ouvimos a expressão ‘’ a primeira impressão é a que fica’’, e mesmo assim muitos empresários arriscam o futuro e todos os milhares de reais investidos na empresa por causa de um funcionário mal remunerado e sem treinamento avançado, e o pior, escolhe o funcionário pelo histórico de trabalho dele e não pelo talento, quer que ele já venha pronto para trabalhar, não se quer dar nem ao trabalho e investimento de criar um padrão de qualidade e atendimento que possa realmente diferenciar a sua empresa das demais do mercado.

‘’As caixas do estoque não vão reclamar e nem falar mal da sua empresa!’’

Não estou dizendo que não se deve contratar pessoas que não têm o hábito de sorrir espontaneamente, estou dizendo que quem não o faz, e não o faz das quatro formas necessárias que são sorrir com os lábios, com o rosto, com as mãos e com a voz não deveria ocupar nem um cargo em que fosse necessário olhar para o cliente ou ser visto por ele.

Com certeza essas são regras bem rígidas, mas as considero fundamentais para o bom desenvolvimento e sucesso da empresa, pois acredito que todo dinheiro investido com palestras e treinamentos é com certeza de longe o melhor investimento que uma empresa pode realizar.

Treinamento Avançado


Vendas e Atendimento (in Company)

  • Abrindo as portas da empresa
  • Marketing pessoal
  • Recepção
  • Técnicas de telemarketing
  • Técnicas de atendimento
  • Técnicas de sondagem
  • Apresentando o produto
  • Encantando clientes
  • Argumentação de fechamento
  • Vendendo adicionais
Tedesco
”Uma ajuda para a sua empresa”
Palestrante e Jornalista
Jean Tedesco
(16) 3116-7070
(16) 9766-5050