Vendas
Vender para todos é um desafio muito
difícil de ser alcançado, pelo menos ao meu ponto de vista, por que vender não é
só tirar pedido e sim fazer com que o cliente fique satisfeito com a compra
realizada, volte para comprar e o principal, traga amigos para comprar com a
gente, e digo isto baseado na fidelidade total do cliente com a empresa, pois
ele pode até voltar a comprar, que em muitos casos acontece pela falta de opção
ou pelo preço mais baixo, e vender por sorte ou por que se tem o melhor preço é
fácil e não considero este tipo de vendedor como um profissional de vendas.
‘’A sondagem é a chave para o alto desempenho em vendas !’’
Em uma época
onde as pessoas estão mais exigentes, os produtos cada vez mais parecidos, os
preços então nem se fala, dominar técnicas de sondagem é fundamental e
indispensável para saber com que tipo de cliente se esta lidando. A falta de
conhecimento sobre as particularidades de cada cliente é o fator principal que
os leva a procurar uma segunda opção, e daí por diante uma terceira… quarta.
Pois bem, dentre os vários tipos de personalidade de clientes vou destacar
algumas:
O conversador – Deve-se tomar muito
cuidado com este tipo de cliente, pois ele adora conversar, bater papo e no fim
das contas pedido que é bom nada, fuja deste tipo de cliente, seja sempre
objetivo e direto com a sondagem e descubra o que ele quer, e o quanto ele pode
gastar de uma forma sutíl e que nem perceba que entregou todo o jogo a você,
levando-o naturalmente a fase de conclusão da venda, ganhando tempo para atender
outros clientes de maior potencial, pois sabemos que venda é ‘’número’’, e se
este número não for agradavelmente positivo, a empresa corre inúmeros riscos,
então otimizar resultados é imprescindível em qualquer empresa.
O especial – Ele se considera diferente e
por isso acredita que merece ser atendido de uma forma exclusiva, pois para ele
um produto não custa mais e sim vale mais, logo deve-se falar de preço o mais
tardar possível durante o atendimento, ele procura a qualidade acima de tudo e
dá muito valor as marcas pois define uma marca forte como o diferencial de um
produto.
O entendido – Este cliente é o mais calmo
e tranquilo de todos, porém o considero o mais difícil, porque ele sabe o que
quer e mais, ele estudou tudo sobre o produto, falou com clientes que o possuem,
fez pesquisas em sites e fóruns na internet até o ranking de reclamação no
procon, porém se o seu cliente tiver este tipo de perfil nem adianta querer usar
as habituais técnicas de persuasão e nem tentar fazer seu produto ser o melhor
produto do mundo, pois se você fizer isso terá que contar com o melhor preço ou
a falta de opção do cliente e você com certeza o terá ‘’torrado’’, e sempre que
você cruzar com ele pela rua, ele poderá até cumprimentá-lo, mas dentro da sua
cabeça ele vai dizer ‘’ olha aí aquele vendedor oportunista cheio de lábia que
tentou me empurrar aquele produto’’. A melhor forma de se atender este tipo de
cliente é ser o mais sincero, honesto e direto possível e partir para as
técnicas avançadas saindo do aspecto técnico do produto e viajando junto com o
cliente pelo seu sonho, fazendo-o imaginar como ele seria sem esta
concretização, pois esta venda já estará realizada se você direcionar toda a
conversa para o sonho do cliente.
‘’Tudo em uma empresa é venda, inclusive ao não fazé-la pode-se ter vendido incompetência!’’
Atendimento
Quando falo de atendimento personalizado,
não estou só falando de cadeiras confortáveis e cafezinhos deliciosos, estou
falando de um conjunto de características e atitudes muito conhecidas mas pouco
aplicadas que podem receber o nome de marketing pessoal.
Infelizmente oque vejo em muitas empresas são vendedores que até são esforçados na hora de atender, mais pecam por não conhecer a fundo oque é realmente o marketing pessoal e como ele implica nos resultados da empresa e de nossa vida, que em muitos destes casos, nem o próprio patrão não o conhece bem ou pela má organização e administração deixa de aplicá-lo e cobrá-lo.
Infelizmente oque vejo em muitas empresas são vendedores que até são esforçados na hora de atender, mais pecam por não conhecer a fundo oque é realmente o marketing pessoal e como ele implica nos resultados da empresa e de nossa vida, que em muitos destes casos, nem o próprio patrão não o conhece bem ou pela má organização e administração deixa de aplicá-lo e cobrá-lo.
Não adianta nada investir milhares de
reais na escolha do terreno, na construção do prédio, no design interior e
exterior da empresa, e na hora de contratar um funcionário para a recepção
colocar como regra inicial o fator salário que por esta função irá receber e não
todos atributos necessários para executá-la, pois acredito que todos nós já
ouvimos a expressão ‘’ a primeira impressão é a que fica’’, e mesmo assim muitos
empresários arriscam o futuro e todos os milhares de reais investidos na empresa
por causa de um funcionário mal remunerado e sem treinamento avançado, e o pior,
escolhe o funcionário pelo histórico de trabalho dele e não pelo talento, quer
que ele já venha pronto para trabalhar, não se quer dar nem ao trabalho e
investimento de criar um padrão de qualidade e atendimento que possa realmente
diferenciar a sua empresa das demais do mercado.
‘’As caixas do estoque não vão reclamar e nem falar mal da sua empresa!’’
Não estou dizendo que não se deve
contratar pessoas que não têm o hábito de sorrir espontaneamente, estou dizendo
que quem não o faz, e não o faz das quatro formas necessárias que são sorrir com
os lábios, com o rosto, com as mãos e com a voz não deveria ocupar nem um cargo
em que fosse necessário olhar para o cliente ou ser visto por ele.
Com certeza essas são regras bem rígidas,
mas as considero fundamentais para o bom desenvolvimento e sucesso da empresa,
pois acredito que todo dinheiro investido com palestras e treinamentos é com
certeza de longe o melhor investimento que uma empresa pode realizar.
Treinamento Avançado
Vendas e Atendimento (in Company)
-
Abrindo as portas da empresa
-
Marketing pessoal
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Recepção
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Técnicas de telemarketing
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Técnicas de atendimento
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Técnicas de sondagem
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Apresentando o produto
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Encantando clientes
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Argumentação de fechamento
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Vendendo adicionais
Tedesco
”Uma ajuda para a sua empresa”
Palestrante e Jornalista
Jean Tedesco
(16) 3116-7070
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